DEXs baseados em BSC 49 vezes mais baratos que Ethereum em 2020

Von | 17 Januar 2021

De acordo com dados dos analistas de blockchain Bitquery, as taxas em trocas descentralizadas (DEXs) usando Binance Smart Chain (BSC) eram 49 vezes mais baratas do que DEXs rodando em Ethereum.

Binance vs Ethereum

O presidente da Binance CZ postou no Twitter dados mostrando como a plataforma de câmbio de sua empresa se sai em relação à concorrência.

O recém-lançado Binance DEX da Binance (que roda em BSC) viu mais de 121.000 usuários executarem aproximadamente 5 milhões de negociações apenas nos últimos 5 meses. O valor total das taxas pagas por essas transações foi de $ 456.000 (ou ~ $ 0,09 por transação).

Enquanto as trocas descentralizadas baseadas em Ethereum (DEXs) viram um número significativamente maior de transações (46 milhões), os usuários da rede também pagaram US $ 207 milhões significativamente mais altos em taxas (~ $ 4,5 por transação).

DEXs são tipos de trocas que facilitam a negociação de criptomoedas ponto a ponto, sem qualquer intervenção de terceiros.

Os DEXs dispararam em popularidade em 2020 com aplicativos como o Uniswap. Aqueles rodando em Ethereum postaram mais de $ 56 bilhões em volume de comércio (acumulado), de acordo com Bitquery.

O universo CZ se expande

Binance Smart Chain foi lançada em abril de 2019 pela Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume.

Binance diz que seu foco principal é facilitar a negociação rápida e descentralizada. O Binance DEX é o maior DEX no BSC e é considerado “um dos mais amigáveis” de todas as ofertas DEX.

O CEO e fundador da Binance, Changpeng Zhao, está em uma farra de desenvolvimento de produtos. Em abril do ano passado, sua bolsa lançou o Binance Card, que visa permitir que os usuários do Binance “comprem e paguem com criptografia em qualquer lugar do mundo”.

Além disso, a principal bolsa de criptomoedas plantou firmemente sua bandeira no espaço de finanças descentralizadas (DeFi) no final do ano passado, com o lançamento do Binance Launchpool.

O Launchpool permite aos usuários do Binance apostar no BNB, BUSD e outros tokens para ganhar recompensas.

A Ethereum perderá participação no mercado em 2021?

Os números do BSC são apenas a mais recente conquista na ambição da bolsa de “trocar o mundo”. Essa ambição poderia ver o BSC desafiando o domínio da Ethereum em 2021 como a plataforma preferida para DeFi.

Alguns na comunidade da criptomoeda veem isso como uma coisa positiva e apontam para a infame saga CryptoKitties. O CryptoKitties é um aplicativo descentralizado (dApp) que decolou no final de 2017.

O dApp permitia que os usuários comprassem, vendessem e coletassem “CryptoKitties”, alguns dos quais avaliados em mais de US $ 400.000 na época. O aumento de interesse que o dApp trouxe para a rede de Ethereum causou um colapso de toda a rede.

É isso, dizem os críticos, que poderia impedir a rede da Ethereum de ter uso comum.

No entanto, apesar dos obstáculos, Ethereum ainda é a criptomoeda número dois do setor. Desde 2017, sua rede foi atualizada várias vezes e recentemente lançou um novo mecanismo de consenso de prova de interesse.

Embora o BSC esteja causando ondas, Ethereum ainda controla o oceano.